quinta-feira, outubro 05, 2006


Comunicado

A Comissão de Propostas do Regimento Eleitoral de Composição de CEC/MT, organizada no Fórum Artístico Cultural (19/09/2006) no Plenárinho da Câmara Municipal de Cuiabá (antiga Assembléia Legislativa/MT), composta por 27 pessoas, informa que diante da missão que lhes foram conferidas, suas reuniões estão acontecendo todas as terças-feiras, a partir das 18 horas, na Federação das Entidades Culturais de Mato Grosso – FECMAT Rua Comandante Costa, nº 419, Centro, Cuiabá-MT, CEP 78.020-400Contato: (65) 9975-4229 / 8415-3992 E/mail: fecmatdir@homail.com Declarada de Utilidade Pública Estadual Lei nº 7.735, de 27/09/2000.
E que faz-se necessário incluir nesta comissão outros pólos culturais existentes em Mato Grosso para que participem dos encaminhamentos desta Comissão de Propostas do Regimento Eleitoral de Composição de CEC/MT, nos enviando sugestões e opiniões, relacionadas a propostas deste possível regimento.

Comissão de Propostas do Regimento Eleitoral de Composição de CEC/MT
Fórum Artístico Cultural

2 comentários:

Anônimo disse...

O sonho de obter reconhecimento e sucesso nas áreas de teatro, dança, cinema e televisão passa por diversas etapas, uma delas é a obtenção do registro profissional no Ministério do Trabalho, este registro possibilita ao artista firmar contratos em qualquer parte do país amparado nas leis desta categoria profissional.

Os artistas que desejarem seguir carreiras relacionadas às profissões relacionadas ao teatro, cinema e televisão podem obter seus registros no Ministério do Trabalho realizando os cursos superiores específicos da cada área. Outra maneira de se obter este registro é estudando para participar das Bancas de Capacitação Profissional realizadas regularmente em Mato Grosso pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Mato Grosso.

Esta Banca de Capacitação Profissional será realizada pelo SATED/MT no próximo dia 17 de março de 2007.

Esta banca atenderá candidatos à profissionalização nas áreas de: Artes Cênicas entre os quais profissionais de Circo, Teatro, Dança, Moda, Opera, Produção e Shows de Variedades, Cinema, Fotonovela e Radiodifusão.

Maiores informações:
Na Federação das Entidades Culturais de Mato Grosso FECMAT Rua Comandante Costa, nº 419, Centro, Cuiabá/MT (Prédio da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá/MT).

Pelos telefones (65) 9212-7575 / 8415-3992 / 9982-5942
Pela Internet através do e-mail: satedmt@bol.com.br ou satedmt@hotmail.com

Saudações culturais;

Nestor Defletas
Pres. do SATED/MT

Cuiabá/MT, 14 de fevereiro de 2007.

Anônimo disse...

Assembléia Geral da Categoria dia 03/04/2007 (terça-feira)
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EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Mato Grosso – SATED/MT usando de suas prerrogativas Estatutárias comunica e convoca a Categoria: Artistas e os Técnicos em Espetáculos de Diversões, Trabalhadores das áreas: I - Artes Cênicas (Circo, Teatro, Dança, Moda, Produção, Opera, Shows, e Variedades); II - Cinema; III –Fotonovela; IV – Radiodifusão, no Estado de Mato Grosso para Assembléia Geral da Categoria no dia 03 de abril de 2007 (terça-feira) das 17:30 as 20:30 horas, com a seguinte pauta:

1) – Proposta de Convenção Coletiva de Trabalho:
a) – Campanha salarial 2007;
b) – Tabela de Preços (cachê/diária, semanal, mensal).

2) – Banca de Capacitação Profissional (IN 004/99):
a) - Programa e critério de funcionamento da Banca de Capacitação Profissional.

3) - Critérios para Curso Livre Profissionalizante:
a) - Proposta de Instrução Normativa para Curso de Modelo e/ou Manequim;
b) - Proposta de Instrução Normativa para Curso de Bailarino e/ou Dançarino.

Local da Assembléia da Categoria: Sede da FECMAT, a Rua Comandante Costa, nº 419, Centro, Cuiabá/MT.

Na hipótese de 2ª convocação será realizada no dia 03/04/2007 no mesmo local das 18:00 as 20:30 horas e na hipótese de 3ª convocação será realizada no dia 03/04/2007 no mesmo local das 18:30 as 2:30 horas

Obs. Títulos e descrições das Funções em que se desdobram as Atividades de Artistas e de Técnicos em Espetáculos de Diversões no Quadro Anexo ao Dec. nº 82.385/78 (abaixo).

Na conformidade com o Estatuto Social do SATED/MT.

Nestes Termos, saudações culturais;

Nestor B. De Fletas
Pres. do SATED/MT
Cuiabá/MT, 27 de março de 2007.
Ps.
O não comparecimento a esta Assembléia Geral da Categoria poderá demonstra omissão e total desinteresse com a Categoria e suas aflições!!!!!

Contato: (65) 9212-7575 / 8415-3992 E/mail: satedmt@homail.com
Visite a home page do SATED/MT: http://satedmt.uolk.com.br

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QUADRO ANEXO AO DECRETO nº 82.385, DE 05 DE OUTUBRO DE 1978
TITULOS E DESCRIÇÕES DAS FUNÇÕES EM QUE SE DESDOBRAM AS ATIVIDADES DE ARTISTAS E TÉCNICOS EM ESPETACULOS DE DIVERSÕES

I - ARTES CÊNICAS

Acrobata: Executa acrobacias e demonstrações de ginástica, realizando exercícios de contorcionismo, força e equilíbrio, saltos e cambalhotas; utiliza-se de barras, trampolim, aparelhos, animais, bicicletas e outros meios. Pode atuar sozinho ou em conjunto com outros Artistas, no ar ou em terra.
Aderecista: Monta, transforma ou duplica objetos cenográficos, e de indumentária, seguindo orientação do cenógrafo e/ou figurinista, utilizando-se de técnicas artesanais.
Amestrador: Amestra animais domésticos para exercícios, através de comando de gestos, voz, baseando-se no reflexo condicionado.
Assistente de Coreógrafo: Auxilia e substitui o coreógrafo durante o período de montagem ou remontagem do espetáculo, em suas tarefas especificas.
Assistente de Direção: Auxilia e assiste o Diretor em todas as suas atribuições, participando do processo criador; zela pela disciplina e andamento dos ensaios na ausência do Diretor, atuando também, como elemento de ligação junto à produção, equipe artística e técnica; providencia os avisos diariamente colocados em tabelas durante os ensaios; na ausência do Diretor a responsabilidade de toda a parte artística poderá lhe ser delegada.
Ator: Cria, interpreta e representa uma ação dramática, baseando-se em textos, estímulos visuais, sonoros ou outros, previamente concebidos por um autor ou criadas através de improvisações individuais ou coletivas; utiliza-se de recursos vocais, corporais e emocionais, apreendidos ou intuídos, com o objetivo de transmitir ao espectador, o conjunto de idéias e ações dramáticas propostas; pode utilizar-se de recursos técnicos para manipular bonecos, títeres e congêneres; pode interpretar sobre a imagem ou a voz de outrem; ensaia buscando aliar a sua criatividade à do Diretor.
Bailarino ou Dançarino: Executa danças através de movimentos coreográficos preestabelecidos ou não; ensaia seguindo orientação do Coreógrafo, atuando individualmente ou em conjunto, interpretando papéis principais ou secundários; pode optar pela dança clássica, moderna, contemporânea, folclórica, popular ou «shows»; pode ministrar aulas de dança em academias ou escolas de dança, reconhecidas pelo Conselho Federal de Educação, obedecidas às condições para registro como professor.
Barreira: Cuida da manutenção do espetáculo circense, visando o bom andamento do mesmo; faz montagem e desmontagem dos números no decorrer do espetáculo; eventualmente ajuda o Artista, quando o mesmo se apresenta sozinho, sob orientação do Ensaiador Circense.
Cabeleireiro de Espetáculos: Executa penteados exigidos pela concepção do espetáculo, seguindo orientação da equipe de criação e utilizando produtos adequados.
Camarada: Ajuda a armar n circo e a cuidar da sua manutenção, limpando-o, ajustando todos os acessórios das instalações e executando outras tarefas auxiliares, sob orientação do Capataz.
Camareira: Encarrega-se da conservação das peças de vestuário utilizadas no espetáculo, limpando-as, passando-as e costurando-as, providenciando a sua lavagem; auxilia os Atores e Figurantes a vestirem as indumentárias cênicas; organiza o guarda-roupa e embalagem dos figurinos, em caso de viagem.
Capataz: Encarregado geral do material; examina o bom estado das cordas, cabos de aço, mastaréus, grades, cruzetas, e todo material, para que haja segurança do público e dos artistas, tendo sob sua subordinação o Camarada.
Caracterizador: Cria e projeta características físicas artificiais, maquiagem e penteados da personagem, definidos pela direção do espetáculo.
Cenógrafo: Cria, projeta e supervisiona, de acordo com o espírito da obra, a realização e montagem de todas as ambientações e espaços necessários à cena, incluindo a programação cronológica dos cenários; determina os materiais necessários; dirige a preparação, montagem, desmontagem e remontagem das diversas unidades do trabalho.
Cenotécnico: Planeja, coordena, constrói, adapta e executa todos os detalhes de material, serviços e montagem dos cenários, seguindo maquetes, croquis e plantas fornecidos pela Cenógrafo.
Comedor de Fogo: Introduz e expele fogo pela boca, utilizando-se de tochas, acendendo-as e apagando-as sucessivamente; faz também demonstrações de insensibilidade epidérmica ao fogo.
Contorcionista: Executa contorcionismo em vários sentidos, mediante exercícios específicos, para causar a impressão de fenômenos anatômicos.
Contra-Regra: Executa tarefas de colocação dos objetos de cena e decoração do cenário; guarda-os em local próprio; cuida da sua manutenção solicitando aos técnicos os reparos necessários; dá sinais para o inicio e intervalos do espetáculo para Atores e público; executa a limpeza do palco; é encarregado pelos efeitos ruídos na caixa de teatro, segundo as exigências do espetáculo.
Coreógrafo: Cria obras coreográficas e/ou movimentações cênicas, utilizando-se de recursos humanas, técnicos e artísticos, a partir de uma idéia básica, valendo-se, para tanto, de música, texto, ou qualquer outro estimulo; estrutura o esquema do trabalho a ser desenvolvido e cria as figuras coreográficas ou seqüências; transmite aos Artistas a forma, a movimentação, o ritmo, a dinâmica ou interpretação, necessários para a execução da obra proposta; pode dedicar-se à preparação corporal de Artistas.
Cortineiro: Manipula cordas ou dispositivos elétricos, para o movimento das cortinas, seguindo as determinações do Diretor ou Diretor de Cena, mediante as necessidades determinadas pelo espetáculo.
Costureira de Espetáculos: Confecciona trajes específicos para espetáculos, a partir das idéias concebidas do Figurinista ou Cenógrafo.
Diretor: Cria, elabora e coordena a encenação do espetáculo a partir de uma idéia, texto, roteiro, obra literária, música ou qualquer outro estimulo utilizando-se de recursos técnico-artísticos, procurando assegurar o alcance dos resultados objetivados com a encenação; estuda a obra a ser representada, analisando o tema, personagem e outros elementos importantes, para obter uma percepção geral do espírito da mesma; define com o Coreógrafo, Figurinista, Cenógrafo, Iluminador e outros técnicos, quais as melhores soluções para o espetáculo, preservando assim a unidade da obra; assume uma linha filosófica ou ideológica, individual ou coletiva para o trabalho, norteado pelos princípios da liberdade criativa; decide sobre quaisquer alterações no espetáculo; opina e sugere sobre a divulgação do espírito do espetáculo; presta assistência durante o período de apresentação; na relação com o Produtor fica preservada a sua autonomia quanto à criação; define com o Produtor a equipe técnica e artística.
Diretor Circense: Programa o espetáculo, dirige o ensaio e a apresentação e é responsável pela organização e boa ordem do espetáculo.
Diretor de Cena: Encarrega-se da disciplina e andamento do espetáculo durante a representação; faz cumprir as normas e horários para o bom andamento do trabalho; elabora tabelas de avisos, notificando os corpos técnico e artístico do andamento ou alterações do trabalho; comunica ao Contra-Regra as irregularidades ou problemas de manutenção de objetos, cenários e figurinos.
Diretor de Produção: Encarrega-se da produção do espetáculo junto à equipe técnica e artística; analisa e planeja as necessidades de montagem; controla o andamento da produção, dando cumprimento a prazos e tarefas.
Domador: Doma e adestra animais ferozes, dentro de jaulas adequadas. Utiliza-se de aparelhos e objetos apropriados para obter dos animais o cumprimento de exercícios por ele determinados.
Eletricista de Circo: Cuida da iluminação interna e externa e mantém as fiações em bom estado; instala os refletores, quadros de luz e chaves; faz efeitos de iluminação e opera refletores.
Eletricista de Espetáculos: Instala e repara os equipamentos elétricos e de iluminação, montando-os, substituindo-os ou reparando circuitos elétricos, para adaptar essas instalações às exigências do espetáculo; afina os refletores e coloca gelatina colorida conforme esquema de iluminação; instala as mesas de comando das luzes e aparelhos elétricos.
Ensaiador Circense: Ensaia representações teatrais e outros Artistas para números de picadeiro ou de palco, visando melhor desenvolvimento do espetáculo; pode servir de ponto nas representações.
Ensaiador de Dança: Ensaia os movimentos coreográficos com os Bailarinos ou Dançarinos, colocando-os técnica e interpretativamente dentro do espetáculo.
Equilibrista: Realiza exercícios de acrobacia baseado em pontos de equilíbrio, utilizando-se de aparelhos adequados para auxilio ou complementação do seu desempenho artístico; pode apresentar-se só ou acompanhado.
Excêntrico Musical: Executa números musicais acrobáticos, utilizando-se de instrumentos que coloca sobre as costas ou sob as pernas, bem como de outros objetos não instrumentais necessários à execução de seus números; pode se apresentar sozinho ou acompanhado.
Faquir: Faz demonstrações de sua potencialidade em suportar dores ou sofrimento por meios próprios.
Figurante: Participa, individual ou coletivamente, de espetáculos como complementação de cena.
Figurinista: Cria e projeta os trajes e complementos usados por atores e figurantes, de acordo com a equipe de criação; indica os materiais a serem utilizados; acompanha, supervisiona e detalha a execução do projeto.
Homem-Bala: Lança-se ao ar por um canhão explosivo no lugar de uma bala.
Homem do Globo da Morte: Realiza acrobacias sobre uma moto no interior de um globo metálico executando voltas de 360 graus; apresenta-se só, em duplas ou trios.
Icarista: Equilibra sobre os pés, objetos ou pessoas, em posições estáticas ou rotativas.
Iluminador: Cria e projeta a iluminação do espetáculo em consenso com a equipe de criação; indica o equipamento necessário; elabora o plano geral de iluminação, o esquema para instalação e adequação dos refletores à mesa de luz, bem como a afinação dos mesmos; prepara o roteiro para operação da mesa, ensaiando o operador.
Mágico: Faz deslocar ou desaparecer objetos; executa outros tipos de ilusionismo, realizando truques, jogos de mágica, de prestidigitação, utilizando aparelhos ou movimentos manuais.
Maïtre de Ballet: Dirige os bailarinos ou dançarinos do corpo de baile, zelando pelo rendimento técnico e artístico do espetáculo; ensaia bailarinos ou dançarinos; remonta coreografias; ministra aulas de dança em uma companhia especifica.
Malabarista: Pratica jogos com malabares, tendo habilidade no manuseio de aparelhos, substituindo, eventualmente os malabares por outros objetos, com ajuda ou não do auxiliar.
Manequim: Representa e desfila usando seu corpo para exibir roupas e adereços.
Maquilador de Espetáculo: Maquila o rosto, pescoço, mãos e, segundo a necessidade, o corpo do artista utilizando produtos adequados e empregando técnicas especiais; analisa o tipo de personagem a ser vivida pelo ator, examinando no roteiro, ou segundo sugestões dadas pela equipe de criação, a idade e características a serem realçadas; aplica postiços.
Maquinista: Constrói, monta e desmonta cenários; auxilia o setor cenotécnico; movimenta cortinas de cena, cabos de varanda ou alçapão; faz a manutenção da maquinaria do teatro e do urdimento; orienta e executa os movimentos do cenário durante o espetáculo.
Maquinista Auxiliar: Auxilia o Maquinista nas suas atribuições de construir, montar e desmontar cenários, bem como na sua movimentação.
Mestre de Pista: Encarregado de espetáculo circense obedecendo e fazendo obedecer à programação do Diretor Artístico, através do programa interno; fixa avisos em tabelas, apresentando e auxiliando a apresentação, quando há apresentador.
Operador de Luz: Opera os controles da mesa de iluminação, unidades fixas ou móveis; executa o roteiro de iluminação; verifica o funcionamento do equipamento elétrico.
Operador de Som: Monta e opera a aparelhagem de som que reproduz a trilha sonora do espetáculo.
Palhaço: Realiza pantominas, pilhérias e outros números cômicos, comunicando-se com o público por meio de cenas divertidas; caracteriza-se através de roupas extravagantes e empregando máscara constante, individual e intransferível ou disfarces cômicos, para apresentar seus números; orienta-se por instruções recebidas ou pela própria imaginação, fazendo gestos característicos, podendo se apresentar só ou acompanhado.
Secretário de Frente: Percorre as praças antecipadamente para localizar terrenos, fazer locações, licenciar o circo, promover publicidade e efetuar pagamento; é também responsável pelas despesas e liberação do espetáculo.
Secretário Teatral: Organiza a administração da empresa; coordena a produção; disciplina, interna e externamente a atividade da companhia e da produção; encarrega-se da documentação legal da companhia e da produção; efetua pagamentos; controla os borderôs, fiscaliza a bilheteria.
Sonoplasta: Elabora o fundo musical ou efeitos sonoros especiais, ao vivo ou gravados, selecionando músicas, efeitos adequados ao texto e de comum acordo com a equipe de criação; pesquisa as músicas ou efeitos, para montar a trilha sonora; pode operar a mesa de controle, produzindo os efeitos planejados ou ensaia o operador de som.
Strip-Teaser: Representa usando a expressão corporal, para transmitir dramaticamente emoções sensuais, ensaiadas ou improvisadas, com ou sem música.
Técnico de Som: Instala e repara os equipamentos de som de acordo com a direção; fornece manutenção a estes equipamentos; auxilia tecnicamente ao Operador de Som, quando necessário.

II – CINEMA
Aderecista: Monta, transforma ou duplica, utilizando-se de técnicas artesanais, objetos cenográficos e de indumentária, segundo orientação do Cenógrafo e/ou Figurinista.
Animador: Executa a visualização do roteiro, modelos dos personagens e os layouts de cena, conforme orientação do Diretor de Animação.
Arquivista de Filmes: Organiza, controla e mantém sob sua guarda filmes e material publicitário em arquivos apropriados; avalia e relata o estado do material, coordenando os trabalhos de revisão e reparos das cópias, quando possível ou necessário, com o auxilio do Revisor.
Assistente de Animação: Transfere para o acetato os «layouts» do Animador e do Assistente de Animador.
Assistente de Animador: Completa o planejamento do Animador intercalando os desenhos; faz pequenas animações.
Assistente de Câmara de Cinema: Assiste o Operador de Câmara e o Diretor de Fotografia; monta e desmonta a câmara de cinema e seus acessórios; zela pelo bom estado deste equipamento, carrega e descarrega chassi, opera o foco, a zoom e o diafragma, redige os boletins de câmera, prepara o material a ser encaminhado ao laboratório, realiza os testes de verificação de equipamento.
Assistente de Cenografia: Assiste o Cenógrafo em suas atribuições; coleta dados e realiza pesquisas relacionadas com o projeto cenográfico.
Assistente do Diretor Cinematográfico: Assiste o Diretor Cinematográfico em suas atividades, desde a preparação da produção até o término das filmagens; coordena as comunicações entre o Diretor de Produção Cinematográfico e o conjunto da equipe e do elenco; colabora na análise técnica do roteiro, do plano e da programação diária de filmagens ou ordem do dia; supervisiona o recebimento e distribuição dos elementos requisitados na ordem do dia; coordena e dinamiza as atividades, visando o cumprimento da programação estabelecida.
Assistente de Montador Cinematográfico: Encarrega-se da ordenação, classificação e sincronização do som e imagem do copião; executa os cortes indicados pelo Montador Cinematográfico; classifica e ordena as sobras de som e imagem; sincroniza as diversas pistas componentes da trilha sonora do filme.
Assistente de Montador de Negativo: Assiste o Montador de Negativo em suas atribuições; prepara o material e equipamento a ser utilizado; acondiciona as sobras de material.
Assistente de Operador de Câmera de Animação: Assiste o Operador de Câmara no processo de filmagem de animação.
Assistente de Produtor Cinematográfico: Assiste o Diretor de Produção Cinematográfica no desempenho de suas funções.
Assistente de Revisor e Limpador: Encarrega-se da revisão e limpeza de películas e fitas magnéticas.
Assistente de Trucador: Assiste o Trucador Cinematográfico em suas atribuições.
Ator: Cria, interpreta e representa uma ação dramática baseando-se em textos, estímulos visuais, sonoros ou outros, previamente concebidos por um autor ou criados através de improvisações individuais ou coletivas; utiliza-se de recursos vocais, corporais e emocionais, apreendidos ou intuídos, com o objetivo de transmitir ao espectador o conjunto de idéias e ações dramáticas propostas; pode utilizar-se de recursos técnicos para manipular bonecos, títeres e congêneres; pode interpretar sobre a imagem ou a voz de outrem; ensaia buscando aliar a sua criatividade à do Diretor; atua em locais onde se apresentam espetáculos de diversões públicas e/ou nos demais veículos de comunicação.
Auxiliar de Tráfego: Encarrega-se do encaminhamento dos filmes aos seus devidos setores.
Cenarista de Animação: Executa os cenários necessários para cada plano, cena e seqüência da animação conforme os layouts de cena e orientação do Chefe de Arte e do Diretor de Animação.
Cenógrafo: Cria, projeta e supervisiona, de acordo com o espírito da obra, a realização e montagem de todas as ambientações e espaços necessários à cena; determina os materiais necessários; dirige a preparação, montagem e remontagem das diversas unidades de trabalho. Nos filmes de longa metragem exerce, ainda, as funções de Diretor de Arte.
Cenotécnico: Planeja, coordena, constrói, adapta e executa todos os detalhes de material, serviços e montagem dos cenários, segundo maquetes, croquis e plantas fornecidas pelo Cenógrafo.
Chefe de Arte de Animação: Coordena o trabalho dos Coloristas e da copiadora eletrostática.
Colador-Marcador de Sincronismo: Tira as pontas de sincronismo, ao mesmo tempo que faz a marca do ponto sincrônico do anel anterior, colocando, por meio de emendas, o rolo de filme e de magnético em seu estado original.
Colorista de Animação: Colore as desenhos impressos no acetato sob a supervisão do Chefe de Arte.
Conferente de Animação: Confere o trabalha dos Coloristas; auxilia na filmagem; cuida do mapa de animação e da ordem dos desenhos e cenários, separando-os por planos e cenas.
Continuista de Cinema: Assiste o Diretor Cinematográfico no que se refere ao encadeamento e continuidade da narrativa, cenários, figurinos, adereços, maquilagem, penteados, luz, ambiente, profundidade de campo, altura e distância da câmera; elabora boletins de continuidade e controla os de som e de câmera; anota diálogos, ações, minutagens, dados de câmera e horário das tomadas; prepara a claquete; informa à produção os gastos diários de negativo e fita magnética.
Contra-Regra de Cena: Encarrega-se da guarda, conservação e colocação dos objetos de cena, sob orientação do Cenógrafo.
Cortador-Colador de Anéis: Corta os trechos marcados do copião ou cópia do trabalho seguindo a numeração feita pelo Marcador de Anéis.
Diretor de Animação: Cria o planejamento de animação do filme, os layouts de cena, guias de animação, movimentos de câmera; supervisiona o processo de produção, inclusive trilha sonora; é o responsável pela qualidade do filme.
Diretor de Arte: Cria, conceitua, planeja e supervisiona a produção de todos os componentes visuais de um filme ou espetáculo; traduz em formas concretas as relações dramáticas imaginadas pelo Diretor Cinematográfico e sugeridas pelo roteiro; define a construção plástico-emocional de cada cena e de cada personagem dentro do contexto geral do espetáculo; verifica e elege as locações, as texturas, a cor e efeitos visuais desejados, junto ao Diretor Cinematográfico e ao Diretor de Fotografia; define e conceitua o espetáculo estabelecendo as bases sob as quais trabalharão o Cenógrafo, o Figurinista, a Maquilador, o Técnico de Efeitos Especiais Cênicos, os gráficos e os demais profissionais necessários, supervisionando-os durante as diversas fases de desenvolvimento de projeto.
Diretor de Arte de Animação: Responsável pelo visual gráfico dos filmes de animação; cria os personagens e os cenários do filme.
Diretor Cinematográfico: Cria a obra cinematográfica, supervisionando e dirigindo sua execução, utilizando recursos humanos, técnicos e artísticos; dirige artisticamente e tecnicamente a equipe e o elenco; analisa e interpreta o roteiro do filme, adequando-o à realização, cinematográfica sob o ponto de vista técnico e artístico; escolhe a equipe técnica e o elenco; supervisiona a preparação da produção; escolhe locações; cenários, figurinos, cenografias e equipamentos; dirige e/ou supervisiona a montagem, dublagem, confecção da trilha musical é sonora, e todo o processamento do filme até a cópia final; acompanha a confecção do trailer, do avant-trailer.
Diretor de Dublagem: Assiste ao filme e sugere a escalação do elenco para a dublagem do filme; esquematiza a produção, programa os horários de trabalho, orienta a interpretação e o sincronismo do Ator sobre sua imagem ou de outrem.
Diretor de Fotografia: Interpreta com imagens o roteiro Cinematográfico, sob a orientação do Diretor Cinematográfico; mantém o padrão técnico e artístico da imagem; durante a preparação do filme, seleciona e aprova o equipamento adequado ao trabalho, indicando e/ou aprovando os técnicos sob sua orientação, o tipo de negativo a ser adotado, os testes de equipamento; examina e aprova locações interiores e exteriores, cenários e vestuários; nas filmagens orienta o Operador de Câmera, Assistente de Câmera, Eletricistas, Maquinistas e supervisiona o trabalho do Continuista e o do Maquilador, sob o ponto de vista fotográfico; no acabamento do filme, quando conveniente ou necessário, acompanha a cópia final, em laboratório, durante a marcação de luz.
Diretor de Produção Cinematográfica: Mobiliza e administra recursos humanos, técnicos, artísticos e materiais para a realização do filme; racionaliza e viabiliza a execução do projeto, mediante análise técnica do roteiro, em conjunto com o Diretor Cinematográfico ou seu Assistente; administra financeiramente a produção.
Editor de Áudio: Encarrega-se da revisão e sincronização dos diálogos dublados; sincroniza as bandas internacionais e marca as correções a serem feitas na mixagem.
Eletricista de Cinema: Encarrega-se da guarda, manutenção e adequada instalação do equipamento elétrico e de iluminação do filme, distribuindo de acordo com as indicações do Diretor de Fotografia; determina as especificações dos geradores a serem utilizados.
Figurante: Participa, individual ou coletivamente, como complementação de cena.
Figurinista: Cria e projeta os trajes e complementos usados pelo elenco e figuração, executando o projeto gráfico dos mesmos; indica os materiais a serem utilizados; acompanha, supervisiona e detalha a execução do projeto.
Fotógrafo de Cena: Fotografa, durante as filmagens, cenas do filme para efeito de divulgação e confecção de material publicitário; indica o material adequado ao seu trabalho; trabalha em conjunto com o Diretor Cinematográfico e o Diretor de Fotografia.
Guarda-Roupeiro: Encarrega-se da conservação das peças de vestuário utilizadas no espetáculo ou produção, auxilia o elenco e a figuração a vestir as indumentárias, organiza a guarda e embalagem dos figurinos, em caso de viagem.
Letrista de Animação: Executa os letreiros ou créditos para produções cinematográficas.
Maquilador de Cinema: Encarrega-se da maquilagem ou caracterização do elenco e figuração de um filme, sob orientação do Diretor Cinematográfico, em comum acordo com o Diretor de Fotografia; indica os produtos a serem utilizados em seu trabalho.
Maquinista de Cinema: Encarrega-se do apoio direto ao Operador de Câmera, Assistente de Câmera e Eletricista no que se refere ao material de maquinaria; instala e opera equipamentos destinados à fixação e/ou movimentação da Câmera.
Marcador de Anéis: Executa a marcação dos anéis de dublagem, no copião ou cópia de trabalho.
Microfinista: Assiste o Técnico de Som; manta e desmonta o equipamento, zelando pelo seu bom estado; posiciona os microfones; confecciona os boletins de som.
Montador do Filme Cinematográfico: Monta e estrutura o filme, em sua forma definitiva, sob a orientação do Diretor Cinematográfico, a partir do material de imagem e som usando seus recursos artísticos, técnicos e equipamentos específicos: zela pelo bom estado e conservação das pistas sonoras, faz o plano de mixagem, participando das mesmas; orienta o Assistente de Montagem.
Montador de Negativo: Monta negativos de filmes cinematográficos a partir do copião montado, respeitando os cortes e marcação do Montador de Filme Cinematográfico.
Operador de Câmera: Opera a Câmera cinematográfica a partir das instruções do Diretor Cinematográfico e do Diretor de Fotografia; enquadra as cenas de filme; indica os focos e os movimentos de zoom e Câmera.
Operador de Câmera de Animação: Filma os desenhos em equipamento especial, responsabilizando-se pela qualidade fotográfica do filme.
Operador de Gerador: Encarrega-se da manipulação e operação do gerador e corrente elétrica durante as filmagens.
Pesquisador Cinematográfico: Coleta e organiza dados e materiais, desenvolve pesquisas no sentido de preservação da memória cinematográfica, sob qualquer forma, quer filmica, bibliográfica, fotográfica e outras.
Projecionista de Laboratório: Opera projetor cinematográfico especialmente preparado para os trabalhos de estúdio de som.
Revisor de Filme: Executa a revisão e reparo das cópias de filmes, verificando as condições materiais das mesmas, sob coordenação do Arquivista de Filmes.
Roteirista de Animação: Cria, a partir de uma idéia, texto ou obra literária, sob a forma de argumento ou roteiro de animação, narrativa com seqüências de ação, com ou sem diálogos, a partir do qual se realiza o filme de animação.
Roteirista Cinematográfico: Cria, a partir de uma idéia, texto ou obra literária, sob a forma de argumento ou roteiro Cinematográfico, narrativa com seqüências de ação, com ou sem diálogos, a partir da qual se realiza o filme.
Técnico em Efeitos Especiais Cênicos: Realiza e/ou opera, durante as filmagens, mecanismos que permitem a realização de cenas exigidas pelo roteiro cinematográfico, cujo efeito dá ao espectador convencimento da ação pretendida pelo Diretor Cinematográfico.
Técnico em Efeitos Especiais Óticos: Realiza e elabora trucagens, durante as filmagens, com acessórios complementares à câmera, sem a utilização de laboratório de imagens ou truca.
Técnico de Finalização Cinematográfica: Acompanha as trucagens e faz o tráfego de laboratório, supervisionando a qualidade do material trabalhado, na área do filme publicitário.
Técnico de Manutenção Eletrônica: Encarrega-se da conservação, manutenção e reparo do equipamento eletrônico de um estúdio de som.
Técnico de Manutenção de Equipamento Cinematográfico: Responsável pelo bom andamento das máquinas, com profundo conhecimento de mecânica e/ou eletrônica cinematográfica.
Técnico Operador de Mixagem: Encarrega-se de reunir em uma única pista, todas as pistas sonoras de um filme, após submetê-las a vários processos de equalização sonora.
Técnico de Som: Realiza a interpretação e registro durante as filmagens, dos sons requeridos pelo Diretor Cinematográfico, indica o material adequado ao seu trabalho e a equipe que o assiste; examina e aprova do ponto de vista sonoro, as locações internas e externas, cenários e figurinos, orienta o Microfinista, acompanha o acabamento do filme, a transcrição do material gravado para magnético perfurado, a mixagem e a transcrição ótica.
Técnico em Tomada de Som: Realiza a gravação de vozes, ruídos e músicas, em estúdio de som; opera a mesa de gravação; executa equalizações sonoras.
Técnico em Transferência Sonora: Realiza a transferência de sons gravados em discos, fitas magnéticas ou óticas para fitas magnéticas ou negativo ótico; realiza testes de ajuste do equipamento e da qualidade do negativo ótico revelado.
Trucador Cinematográfico: Executa trucagens óticas, realizando efeitos de imagem desejados pelo Diretor Cinematográfico; opera o equipamento denominado truca.

III.-FOTONOVELA

Arte-Finalista de Fotonovela: Aplica as fotos nas páginas; traça as legendas especificando a fala do personagem; faz os fios e o acabamento final de acordo com a diagramação.
Assistente de Fotografia de Fotonovela: Encarrega-se do material fotográfico; executa a troca de lentes das câmeras; distribui o material de trabalho entre os Iluminadores e toma a medição de luz.
Continuista de Fotonovela: Acompanha e assiste ao Diretor no que se refere ao encadeamento e continuidade das cenas, cenários, figurinos, adereços, maquilagem, penteados, luz ambiente, altura e distância da câmera; elabora boletins de controle da continuidade.
Coordenador de Elenco: Seleciona atores para composição de elenco para fotonovela; promove o primeiro contato entre as partes.
Diagramador de Fotonovela: Dispõe a seqüência das fotos para serem impressas, tendo o cuidado especial na programação gráfica das cenas e na colocação das falas; orienta o laboratório fotográfico quanto ao padrão de ampliação das fotos.
Diretor de Fotonovela: Dirige os Atores, Fotógrafo e Equipe Técnica; aprova as locações; quando necessário encaminha ao Redator adaptações do texto; determina a ambientação cênica e figurinos; discute com o Fotógrafo os melhores ângulos para as tomadas.
Diretor de Produção de Fotonovela: Analisa tecnicamente o roteiro; elabora o plano para a execução da fotonovela e decide as locações juntamente com o Diretor; determina a tabela de horário; providência todos os meios materiais para a realização do plano de produção.
Redator Final de Fotonovela: Revisa e reescreve quando necessário e devidamente autorizado pelo Roteirista os textos finais da fotonovela; cria histórias originais ou adapta obras de cunho literário ou não, transformando-as em roteiros com linguagem especifica adequada à fotonovela.

IV – RADIODIFUSÃO

Ator: Cria, interpreta e representa uma ação dramática, baseando-se em textos, estímulos visuais, sonoros ou outros, previamente concebidos por um autor ou criados através de improvisações individuais ou coletivas; utiliza-se de recursos vocais, corporais e emocionais, apreendidos ou intuídos, com o objetivo de transmitir ao espectador o conjunto de idéias e ações dramáticas propostas; pode utilizar-se de recursos técnicos para manipular bonecos, títeres e congêneres; pode interpretar sobre a imagem ou a voz de outrem; ensaia buscando aliar a sua criatividade à do Diretor.
Figurante: Participa, individual ou coletivamente, de espetáculos como complementação de cena.
# Montador de Negativo: Monta negativos de filmes cinematográficos a partir do copião montado, respeitando os cortes e marcação do Montador de Filme Cinematográfico.
# Operador de Câmera: Opera a Câmera cinematográfica a partir das instruções do Diretor Cinematográfico e do Diretor de Fotografia; enquadra as cenas de filme; indica os focos e os movimentos de zoom e Câmera.
# Operador de Câmera de Animação: Filma os desenhos em equipamento especial, responsabilizando-se pela qualidade fotográfica do filme.
# Operador de Gerador: Encarrega-se da manipulação e operação do gerador e corrente elétrica durante as filmagens.
# Pesquisador Cinematográfico: Coleta e organiza dados e materiais, desenvolve pesquisas no sentido de preservação da memória cinematográfica, sob qualquer forma, quer filmica, bibliográfica, fotográfica e outras.
# Projecionista de Laboratório: Opera projetor cinematográfico especialmente preparado para os trabalhos de estúdio de som.
# Revisor de Filme: Executa a revisão e reparo das cópias de filmes, verificando as condições materiais das mesmas, sob coordenação do Arquivista de Filmes.
# Roteirista de Animação: Cria, a partir de uma idéia, texto ou obra literária, sob a forma de argumento ou roteiro de animação, narrativa com seqüências de ação, com ou sem diálogos, a partir do qual se realiza o filme de animação.
# Roteirista Cinematográfico: Cria, a partir de uma idéia, texto ou obra literária, sob a forma de argumento ou roteiro Cinematográfico, narrativa com seqüências de ação, com ou sem diálogos, a partir da qual se realiza o filme.
# Técnico em Efeitos Especiais Cênicos: Realiza e/ou opera, durante as filmagens, mecanismos que permitem a realização de cenas exigidas pelo roteiro cinematográfico, cujo efeito dá ao espectador convencimento da ação pretendida pelo Diretor Cinematográfico.
# Técnico em Efeitos Especiais Óticos: Realiza e elabora trucagens, durante as filmagens, com acessórios complementares à câmera, sem a utilização de laboratório de imagens ou truca.
# Técnico de Finalização Cinematográfica: Acompanha as trucagens e faz o tráfego de laboratório, supervisionando a qualidade do material trabalhado, na área do filme publicitário.
# Técnico de Manutenção Eletrônica: Encarrega-se da conservação, manutenção e reparo do equipamento eletrônico de um estúdio de som.

QUARTA FEIRA, 5 DE MAR 1986___DIÁRIO OFICIAL_____SEÇÃO_I____3335
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Comissão de Enquadramento Sindical

RESOLUÇÕES
MTb - 24000.008.081/85
VISTOS E RELATADOS estes autos em que o conselheiro LÚCIO HENRIQUES DE MENEZES propõe ser suprimida no 2º grupo do plano da CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO E CULTURA a categoria profissional diferenciada dos MANEQUINS E MODELOS e a incorporação desses profissionais à categoria profissional, também diferenciada dos ARTISTAS E TÉCNICOS EM ESPETÁCULOS DE DIVERSÕES, do mesmo grupo e plano, tendo em vista o Decreto 82.385, que regulamentou a Lei nº 6.533/78, pela qual os manequins passaram a integrar a categoria dos artistas.

CONSIDERANDO que o Decreto nº 82.385, de 5.10.78, que regulamentou a Lei 6.533/78, inclui a função de
"manequim" entre as funções em que se desdobram as atividades dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões; CONSIDERANDO que os manequins, por via de conseqüência, deixaram de integrar a categoria "manequins e modelos";
CONSIDERANDO que aos "modelos" restam poucas possibilidades de constituírem sindicato próprio, por resultar bastante diluída a categoria;
CONSIDERANDO que, tanto "manequins" como "modelos" já se fazem representar pelos Sindicatos dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões;
CONSIDERANDO o que mais dos autos consta, RESOLVE a COMISSÃO DO ENQUADRAMENTO SINDICAL, em sessão ordinária, por unanimidade, de acordo com o parecer do Relator opinar que se proponha ao Sr. Ministro a supressão, no referido 2º grupo do plano da CNTEEC, a categoria profissional diferenciada "manequins e modelos" e a integração dos mesmos na categoria profissional, também diferenciada dos artistas e técnicos em espetáculos de diversões, que em conseqüência passará a denominar-se "ARTISTAS E TÉCNICOS EM ESPETÁCULOS DE DIVERSÕES (cenógrafos e cenotécnicos, atores teatrais, inclusive corpos corais e bailados, atores cinematográficos e trabalhadores circenses, manequins e modelos)".
Brasília, 27 de novembro de 1985.
LÚCIO HENRIQUES DE MENEZES - Relator;
IDÉA ULLMANN MORAES - Presidente da CES - Substituta.

GABINETE DO MINISTRO
Portaria nº 3.297 de 03 de setembro de 1986
O Ministro de Estado do Trabalho, no uso das atribuições que lhe confere o art. 570 da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, tendo em vista o que consta do processo MTb-24.000:008081/85, e considerando a proposta da Comissão do Enquadramento Sindical, RESOLVE proceder as seguintes alterações no Quadro de Atividades e Profissões a que se refere o art. 577, do mencionado diploma legal:
1. SUPRIMIR, no 2º grupo – Trabalhadores em Empresas de Difusão Cultural e Artística – do plano da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura, a categoria profissional diferenciada Manequins e Modelos".
2. INTEGRAR, os "Manequins e Modelos" na categoria profissional diferenciada – "Artistas e técnicos em espetáculos de diversões (cenógrafos e cenotécnicos, atores teatrais, inclusive corpos corais e bailados, atores cinematográficos e trabalhadores circenses)", do mesmo grupo e plano, a qual, em conseqüência, passará a denominar-se "ARTISTAS E TÉCNICOS EM ESPETÁCULOS DE DIVERSÕES (cenógrafos e cenotécnicos, atores teatrais, inclusive corpos corais e bailados, atores cinematográficos trabalhadores circenses, manequins e modelos)".
3. Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação

ALMIR PAZZIANOTTO PINTO


Professor de Artes Dramáticas
Round

Contra-Regra: Executa tarefas de colocação dos objetos de cena e decoração do cenário; guarda-os em local próprio; cuida da sua manutenção solicitando aos técnicos os reparos necessários; dá sinais para o inicio e intervalos do espetáculo para Atores e público; executa a limpeza do palco; é encarregado pelos efeitos ruídos na caixa de teatro, segundo as exigências do espetáculo.
Cenotécnico: Planeja, coordena, constrói, adapta e executa todos os detalhes de material, serviços e montagem dos cenários, seguindo maquetes, croquis e plantas fornecidos pela Cenógrafo.

Barreira: Cuida da manutenção do espetáculo circense, visando o bom andamento do mesmo; faz montagem e desmontagem dos números no decorrer do espetáculo; eventualmente ajuda o Artista, quando o mesmo se apresenta sozinho, sob orientação do Ensaiador Circense.
Técnico de Som: Instala e repara os equipamentos de som de acordo com a direção; fornece manutenção a estes equipamentos; auxilia tecnicamente ao Operador de Som, quando necessário.
Eletricista de Espetáculos: Instala e repara os equipamentos elétricos e de iluminação, montando-os, substituindo-os ou reparando circuitos elétricos, para adaptar essas instalações às exigências do espetáculo; afina os refletores e coloca gelatina colorida conforme esquema de iluminação; instala as mesas de comando das luzes e aparelhos elétricos.
Maquinista: Constrói, monta e desmonta cenários; auxilia o setor cenotécnico; movimenta cortinas de cena, cabos de varanda ou alçapão; faz a manutenção da maquinaria do teatro e do urdimento; orienta e executa os movimentos do cenário durante o espetáculo.
Maquinista Auxiliar: Auxilia o Maquinista nas suas atribuições de construir, montar e desmontar cenários, bem como na sua movimentação.
Mestre de Pista: Encarregado de espetáculo circense obedecendo e fazendo obedecer à programação do Diretor Artístico, através do programa interno; fixa avisos em tabelas, apresentando e auxiliando a apresentação, quando há apresentador.

Produção/Empresário...
Diretor de Produção: Encarrega-se da produção do espetáculo junto à equipe técnica e artística; analisa e planeja as necessidades de montagem; controla o andamento da produção, dando cumprimento a prazos e tarefas.
Secretário de Frente: Percorre as praças antecipadamente para localizar terrenos, fazer locações, licenciar o circo, promover publicidade e efetuar pagamento; é também responsável pelas despesas e liberação do espetáculo.
Secretário Teatral: Organiza a administração da empresa; coordena a produção; disciplina, interna e externamente a atividade da companhia e da produção; encarrega-se da documentação legal da companhia e da produção; efetua pagamentos; controla os borderôs, fiscaliza a bilheteria.

DJ
Operador de Som: Monta e opera a aparelhagem de som que reproduz a trilha sonora do espetáculo.
Sonoplasta: Elabora o fundo musical ou efeitos sonoros especiais, ao vivo ou gravados, selecionando músicas, efeitos adequados ao texto e de comum acordo com a equipe de criação; pesquisa as músicas ou efeitos, para montar a trilha sonora; pode operar a mesa de controle, produzindo os efeitos planejados ou ensaia o operador de som.
Excêntrico Musical: Executa números musicais acrobáticos, utilizando-se de instrumentos que coloca sobre as costas ou sob as pernas, bem como de outros objetos não instrumentais necessários à execução de seus números; pode se apresentar sozinho ou acompanhado.